quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Sonhar dormindo, sonhar acordado e viver

  Durante o dia acontece tanta coisa que fica difícil escolher um único assunto!
Mas hoje, quando acordei de um sonho bom, achei que seria interessante começar escrevendo sobre o assunto.
  Enquanto dormimos perdemos o controle de nossos pensamentos, de nossas vontades e nossos medos, então estes se manifestam da forma mais sincera possível, algumas vezes tão realista que quando você abre os olhos consegue lembrar de detalhes de tudo o que viu e sentiu. Se era um sonho bom, você deseja fechar os olhos e voltar para lá, no ponto exato onde parou (o que é quase impossível) para prolongar aquele momento por mais alguns minutos, mas se era ruim você tenta fazer com que as imagens desapareçam para sempre, não é?!
  Tão previsível e tão surpreendente máquina humana!
  Bom, essa noite sonhei que meus planos tinham se concretizado e eu estava longe... Uma vontade tão grande na vida real que se transformou em sonho durante a noite e me fez acordar sorrindo, desejando que ele tivesse durado um pouco mais! Um sentimento bom me fez levantar e continuar planejando, me organizando para que as coisas acabem dando certo. Ponto positivo para os sonhos! 

  Mas agora é a hora de sonhar acordada, outra ação humana inconsciente que ajuda a tomar decisões (ou não). Não conseguimos prever todas as "cenas" das nossas vidas e não sabemos como estarão as coisas no fim do dia, nós apenas "sonhamos". Pensamos em situações hipotéticas, criamos personagens, dizemos o que eles farão, comandamos tudo (desejo humano que já foi assunto de filmes). Sonho que a gente sonha acordado é aquele onde podemos escrever e apagar histórias, amar e ser amado como queremos, controlando tudo e todos como se fossem bonecos. Então decidimos as ações das pessoas a nossa volta e pensamos nas nossas próprias ações diante do que acontece. Vivemos uma única cena várias vezes, de várias formas, até que aconteça como queremos - tal controle que nós não temos na vida real.

  Entretanto, paralelamente aos devaneios continuamos vivendo. 
  As vezes tão "sem sal", as vezes tão magnífica, a vida permanece inconstante...

  Por mais que sonhos possam parecer intensos, por mais que pareça perfeito, a vida real é muito mais.
  Aquele toque, aquele beijo, aquele cheiro que você lembra durante o sonho?! você sentiu vivendo...
  Aquela imagem, aquela pessoa, aquele lugar?! Você viu enquanto vivia...
  O coração batendo mais rápido, aquela sensação gostosa de euforia, o som da risada de quem você ama, a brincadeira boba, o olhar sincero, a dor que te fez mais forte?! Você só consegue tudo isso quando decide viver, colocar em prática o que aprende, correr atrás daquilo que deseja...
  E Por mais que sonhar seja fundamental e inevitável, viver proporciona o sonho! 
  Vamos viver e deixar que os sonhos se transformem, que a vida mude de rumo e traga boas pessoas, boas viagens, boas risadas e algumas lágrimas a mais, desde que nos surpreenda todos os dias...


Giovana Renoldi

Um comentário: