segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Despedidas, distância e saudade...



  Não lido bem com despedidas nem com distância! 
  
  Parece-me tão injusto ter que ver as pessoas que mais amo e dizer tchau, aquelas pessoas que me fizeram sentir especial, que só de ver já me fazem sorrir, que os abraços sempre me confortaram, que as palavras sempre foram úteis, que os conselhos foram de bom coração, aquelas de quem a preocupação comigo foi sincera... 
  Pra então só restar saudade? As boas lembranças não me parecem suficientes, tampouco.
  Nada paga a presença física, poder ver de perto o brilho nos olhos de quem é especial pra gente! Ninguém substitui quem já passou por nossas vidas e fez diferença, que fez-nos sentir algo bom. As memórias não são descartáveis assim!

  Quando a gente é criança mal nota as despedidas ou as mudanças, nos adaptamos rapidamente a novos ambientes, mas então a gente cresce e as coisas se complicam: a gente se envolve mais com as pessoas, conhece-as melhor, divide problemas, responsabilidades, divide conquistas, anda junto por um trecho da vida para, um dia, nossos caminhos seguirem rumos diferentes! Dizer tchau já não parece mais tão fácil quanto era, e quem vai embora leva um pedaço da gente, parece que perdemos algo e ganhamos em troca aquele nó na garganta, troca injusta...

  Dramático? Não.


  Feche os olhos agora e pense em alguém que está distante, que não vê a muito tempo mas que ainda assim é única pra você, alguém que você perdeu mas que ainda ama incondicionalmente. O que consegue sentir? Você ainda é capaz de ouvir a risada dessa pessoa mentalmente? Consegue ver o sorriso com riqueza de detalhes? Isso machuca? Você sorri e ao mesmo tempo uma lágrima ameaça surgir?  O nome disso é saudade! Palavra do nosso idioma que resume uma mescla de sentimentos e traduz o que se sente por alguém que não mais se encontra, e nenhum outro idioma consegue traduzir em uma única palavra. 


  Esse é o sentimento dos que amam! Não se envergonhe dele, aprenda com ele e seja mais forte. A saudade é dolorosa, mas é indício de que algo bom existe e que nem a morte é capaz de apagar.

Giovana Renoldi


Um comentário:

  1. Vc é especial, Deus vai dar o melhor pra vc, nunca desista do sonho que está em seu coração. São eles que fazem de vc um pessoa vencedora.

    Raimundo Saraiva

    ResponderExcluir